Sindicatos analisam seus processos na segunda etapa do Ciclo 2013 do SEGS em Blumenau
Publicado em 08 Maio de 2013

A segunda etapa do Ciclo 2013 do SEGS - Sistema de Excelência em Gestão Sindical foi iniciada na manhã desta quarta-feira, dia 8 de maio, no Sesc de Blumenau, com a realização de dois treinamentos para os facilitadores de 20 sindicatos afiliados à Fecomércio-SC.
Os consultores Alexandre Marcelo, da Confederação Nacional do Comércio, e Claudia Anjos, do Sebrae-SC, e os multiplicadores do SEGS da Fecomércio-SC, Cecília Miranda e Halley de Oliveira, dividiram o treinamento em dois grupos de acordo com a participação ou não de cada colaborador ou sindicato nos ciclos anteriores.
O primeiro grupo, dos "novos", trabalhou na quarta-feira com o critério 7 (Processos), que consiste na elaboração de mapa de processo; fluxogramas (simples); padronização dos procedimentos dos Sindicatos (Instruções de Trabalho); descrição dos principais processos dos Sindicatos; definição de critérios de seleção de fornecedores; e orientação de como controlar o orçamento dos Sindicatos. Nesta quinta-feira, dia 9, o grupo trabalha o critério 8 (Resultados) de forma prática através da planilha de acompanhamento dos indicadores.
O segundo grupo, dos chamados "veteranos" (os que já participaram dos ciclos anteriores), aprofunde nesta quarta e quinta, com a consultora Claudia Anjos, os conhecimentos do critério 7, para identificar e elaborar os mapas de processos; identificar os processos chaves; iniciar a elaboração das instruções de trabalho para cada processo; e iniciar a elaboração de fluxogramas para os processos chaves.