Catarinenses devem gastar R$151,19 em compras para o Dia dos Namorados
Publicado em 27 Maio de 2013
Catarinenses devem gastar R$151,19 em compras para o Dia dos Namorados

Fonte: Fecomércio-SC

O gasto com o Dia dos Namorados neste ano será maior que em 2012, que foi de R$ 130,98. Conforme a pesquisa da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo de Santa Catarina (Fecomércio-SC), os catarinenses devem gastar em média R$ 151,19. Os dados foram obtidos nas cidades de Blumenau, Chapecó, Criciúma, Florianópolis, Joinville, Lages e Itajaí.

As mulheres (63,5%) são a maioria na disposição em presentear o amado. Entre os entrevistados, 3.155 pessoas nos dias 20, 21 e 22 de maio, somente 36,5% dos homens declararam pretender ir às compras. A cidade com maior número de catarinenses dispostas a gastar com o romance é Joinville (75,4% ), seguida de Lages (71,2%) e Itajaí (66%).

Capital lidera no gasto médio

Florianópolis é a cidade com a maior expectativa de compras por consumidor (R$ 201,54), seguida de Blumenau (R$ 151,82) e Joinville ( R$ 151,02).

Para a Fecomércio-SC, o crescimento da expectativa de gasto médio no Estado é bastante considerável (15,4%), acima da inflação do período, que foi de 6,49% segundo o IPCA do IBGE.

Desta maneira, na origem de tal incremento real está outro dado levantado pela pesquisa: a evolução da situação financeira das famílias. Mais da metade das famílias de Santa Catarina (53,3%) declararam estar em situação melhor do que a do mesmo período do ano anterior, 34,1% apontaram que sua situação permaneceu igual e apenas 12,1% afirmaram que estão em pior situação.

Confira a pesquisa na íntegra aqui.

Pagamento será à vista

A forma de pagamento que vai prevalecer no próximo Dia dos Namorados é o dinheiro, com 62,9% dos entrevistados declarando que preferem quitar a compra à vista.

O cartão de crédito ficou com a segunda posição, com 10,4% de preferência para o pagamento.

Mesmo com boa intenção de ir às ruas gastar com presentes, 64,6% dos catarinenses disseram que irão realizar pesquisa de preço antes de bater o martelo na hora da compra.
Joinville é a cidade com maior número de pessoas com a pretensão de pesquisas (70,1%), seguida de Itajaí (67,7%) e Chapecó (66,1%).

Local de compra e tipo do presente

O comércio de rua vai ser a opção da maioria dos catarinenses (58,2%) para as compras no Dia dos Namorados, seguido pelos Shoppings Centers (27,4%). Entre as opções de presentes lideram as roupas (45,2%), perfumes (17,8%), calçados e bolsas (7,2%).