Dia dos Namorados deve registrar menor alta nas vendas desde 2006.
Publicado em 06 Junho de 2013
Dia dos Namorados deve registrar menor alta nas vendas desde 2006.

O volume de vendas do comércio varejista brasileiro para o próximo Dia dos Namorados deverá registrar uma alta de 4,3% em relação ao mesmo período do ano passado. Caso essa expectativa seja confirmada, as vendas relativas à terceira principal data do comércio apresentarão a menor alta em sete anos.

A retirada dos incentivos fiscais e a elevação dos preços no varejo podem ser apontadas como as principais razões para o menor crescimento real das vendas em 2013. De julho de 2011 a junho de 2012, período referente ao Dia dos Namorados do ano passado, a inflação do varejo acumulava alta de 3,0%, ao passo que, nos últimos 12 meses encerrados em março deste ano, a variação de preços no comércio varejista já cresceu, em média, 8,7%.

Este ano, as vendas para o Dia dos Namorados deverão movimentar R$ 2,12 bilhões, o que corresponde a aproximadamente 3,1% do faturamento esperado para todo o mês de junho. O maior destaque do varejo nesse período é o ramo de vestuário e calçados, que deve responder por 61,7% do faturamento esperado com as vendas, movimentando R$ 1,47 bilhão (5,6% a mais que no ano passado). Os dados foram estimados a partir das pesquisas anual e mensal de comércio do IBGE.