Parcerias estratégicas e alinhamento empresarial marcam reunião do Conselho da Fecomércio SC
Publicado em 06 Abril de 2016

Duas parcerias estratégicas foram firmada durante a primeira reunião ordinária do Conselho de Representantes da Fecomércio SC, formado por 68 delegados de sindicatos, na última quinta-feira (31), no Sesc Cacupé, em Florianópolis.

O Sistema Fecomércio/Sesc/Senac e o Badesc assinaram um termo de cooperação técnico operacional para fomentar projetos inovadores, com vigência até 2018. Desde 2013, o Badesc está credenciado pela FINEP para a operação de uma linha de crédito destinada aos projetos no Estado, o Inovacred, que faz parte de uma política federal de apoio à inovação.

"Esta inciativa mostra a convergência de interesses das entidades. Uma das diretrizes do Sistema é a promoção da competitividade no ambiente empresarial e acadêmico de forma sustentável e inovadora", avalia o presidente Bruno Breithaupt,

A opinião compartilhada também por José Caramori, à frente do Badesc desde o início deste ano: "A inovação é matriz econômica que desponta no Brasil. É importante a participação das forças produtivas e lideranças empresariais para trazer projetos inovadores à nossa agência de fomento". O diretor de Desenvolvimento de Negócios, Justiniano Pedroso, e o assessor de Desenvolvimento de Negócios, Anderson Luiz Pacheco, também participaram da cerimônia.

Capacitação de gestão

A Fecomércio SC/Senac também firmou parceria com o Conselho Regional dos Representantes Comerciais de Santa Catarina (CORE) e a Associação de Distribuidores e Atacadistas Catarinenses (ADAC) para capacitação dos filiados dos sindicatos patronais. O termo prevê a disponibilização de cursos superiores de tecnologia em Gestão Comercial na modalidade de Educação a Distância (EAD) aos associados dos sindicatos.

"Estamos sempre empenhados em consolidar parcerias que proporcionem opções de qualificação profissional acessíveis ao representante comercial. Neste sentido, o Senac tem sido um valoroso parceiro, atendendo a necessidade da categoria com o Superior de Tecnologia em Gestão Comercial na modalidade de Educação a Distância, perfeita para o representante comercial que costuma viajar muito, o que, muitas vezes, o impede de concluir um curso presencial", afirma Flavio Flores Lopes, presidente do Core-SC.

Atuação sindical

Durante a reunião também foi formalizada a adesão de dois novos membros da Fecomércio SC: o Sindicato do Comércio Atacadista e Distribuidor de Joaçaba e Região e o Sindicato do Comercio Varejista de Içara, que fortalecem e ampliam o leque de atuação da Federação em Santa Catarina.

Há um mês nas ruas, a campanha "Já tá pesado demais" contra o aumento da carga tributária está contando com apoio massivo e envolvimento dos sindicatos em todas as regiões do Estado. O objetivo é conscientizar os empresários e a população em geral sobre o peso dos tributos no bolso do contribuinte. Para o engajamento da sociedade, a Fecomércio SC está preparando uma surpresa para as primeiras semanas de abril.

"Diante do cenário econômico atual e a convulsão política vivida pelo país, é fundamental que os empresários estejam alinhados nas suas bandeiras estratégicas de racionalização da carga tributária", pondera Breithaupt.

O empresário explica que o efeito da CPMF é especialmente prejudicial ao comércio e ao serviço, que se encontram na ponta das cadeias produtivas. "No lugar de melhorar a arrecadação em curto prazo, esta medida pode frear a economia e a competitividade, além de desestimular a circulação de dinheiro. Considero um retrocesso colocar em pauta a volta de um tributo que onera o setor produtivo de ponta a ponta", finaliza Bruno Breithaupt.