Sobre o Sindicato

Idealizado pelos Srs. Lotário Paulo Hinke e José Guesser, foi fundado em data de 8 de outubro de 1982, o Sindicato do Comércio Varejista, inicialmente sob a denominação de Associação Profissional do Comércio Varejista de São Bento do Sul, com abrangência sobre os Municípios de São Bento do Sul, Rio Negrinho e Campo Alegre.

A entidade foi Constituída para fins de estudo, coordenação, proteção e representação legal da categoria econômica do comércio varejista da região.

Tendo seu Estatuto registrado em Cartório em data de 5 de maio de 1983, a Associação obteve seu Certificado de registro de Associação Profissional junto à Delegacia Regional do Trabalho de Santa Catarina em data de 5 de julho do mesmo ano.

Com a diretoria eleita na Assembléia de fundação, então formada pelos Senhores: Lotário Paulo Hinke, na Presidência; Milton Rückl, na Vice-presidência; Maurício Hofmann, Primeiro Secretário; Celso Sluminsky, Segundo Secretário; Plácido Rausis, Primeiro Tesoureiro e, João Cândido Pedrotti, Segundo Tesoureiro, a Associação funcionava na rua Jorge Lacerda nº 99 - 1º andar, anexa à Associação Comercial e Industrial de São Bento do Sul, Prédio da então Companhia Industrial Catarinense de Tecelagem - CINCATE.

Em 19 de outubro de 1983 foi renovada a diretoria da Associação tendo como Presidente o Sr. Maurício Hofmann.

Em 24 de outubro de 1984 elegeu-se a terceira diretoria que teve como Presidente Alvacir Moraes.

Em 13 de março de 1986 foi eleita a Quarta diretoria que teve como Presidente Maurício Hofmann.

Em 26 de junho de 1986, agora funcionando nas novas instalações das entidades patronais, no prédio localizado na rua Affonso Grossckopf, Bairro Colonial, realizou Assembléia-geral Extraordinária com o intuito de aprovar o processo de transformação da Associação em Sindicato, eis que a entidade vinha completando prazo de funcionamento legal para tanto.

Em 4 de julho de 1988, finalmente, recebemos ofício do Delegado Regional do Trabalho de Santa Catarina, acompanhado da Carta Sindical do Sindicato do Comércio Varejista de São Bento do Sul, datada de 1º de maio de 1988 e assinada pelo Ministro do Trabalho Almir Pazzianotto Pinto.

Em 29 de julho de 1988 foi eleita a 5º diretoria da entidade, agora já arvorada em Sindicato. Por força do Estatuto, a diretoria era composta por três membros efetivos e 3 suplentes. Foram eleitos os Senhores: Maurício Hofmann, Oswaldo Carlos Seiffert e José Guesser, nas funções de Presidente, Secretário e Tesoureiro, respectivamente. O Conselhoi Fiscal, que vinha funcionando desde 1983 também com 3 efetivos e 3 suplentes, foi eleito com os Senhores Sérgio Milton Zipperer, Marcos Scheide e Leonardo Roesler. Para suplentes da Diretoria elegeram-se Lotário Paulo Hinke e Pedro José Campestrini. Conselho Fiscal elegeram-se Aldo Roberto Behr, Milton Rückl e Benoni Hermogenes de Oliveira. Como Sindicato e já filiado à Federação do Comércio do Estado de Santa Catarina, a entidade elegeu sua Delegação Federativa, com os Senhores Lotário Paulo Hinke e Marcos Schuhmacher.

Em 30 de abril de 1992 elegeu-se a 6º Diretoria do Sindicato, tendo como Presidente o Sr. Marcos Schuhmacher.

Em 28 de abril de 1995, foi eleita a 7º diretoria do Sindicato, sendo reeleito como Presidente Marcos Schuhmacher.

Em 28 de abril de 1998 foi eleita a 8º diretoria do Sindicato, constituida pelo Presidente Marcos Schuhmacher.

O Senhor Herton Scherer foi leito para Presidente em 27 de abril de 2001. Em abril de 2004, em Assembléia-geral Extraordinária, seu mandato foi prorrogado até 2006. Em 30 de março de 2006, foi reeleito, com mandato até 2010. Em fevereiro de 2010 foi novamente reeleito, com mandato até 2014.

Atualmente o Sindicato do Comércio Varejista de São Bento do Sul abrange 2 cidades: São Bento e Campo Alegre.

Missão do Sindicato

"Promover a integração e o fortalecimento do segmento varejista, por intermédio da representação e defesa dos interesses da categoria, com o propósito de contribuir com o desenvolvimento econômico e social."

Visão do Sindicato

"Até 2020, ser reconhecido como promotor do desenvolvimento do setor de varejo, focando sua atuação nas Empresas Representadas."

Princípios do Sindicato

Confiabilidade: Atuar sempre apoiado na verdade, na realidade real, e nunca em ilusões e percepções distorcidas da realidade. Manter e cumprir com as decisões e posições assumidas.

Equilíbrio de interesses: Não permitir que nenhum interesse pessoal/parcial domine deliberações nem controle decisões.

Responsabilidade pelo todo: É sua responsabilidade estar conectado, envolvido (não alienado), participante e ativo junto ao time maior que constitui a organização.

Ética: Respeitar os princípios sindicais e os valores de convivência social.

Proativo: Canalizar a energia para o construtivo, o antecipativo e o preventivo, solucionando com agilidade e eficácia as demandas dos representados. Agir diretamente nas causas e não nas consequências.

Bandeiras do Sindicato

• Gestão pública eficaz;
• Racionalização dos impostos;
• Fortalecimento da representatividade;
• Liberdade individual e coletiva na relação de emprego;
• Combate à informalidade e luta pela longevidade das empresas.