Impostômetro
Publicado em 01 Janeiro de2011

Impostômetro

Hoje o brasileiro completa o pagamento de 600 bilhões de reais em impostos federais. A média é de R$ 3,1 mil por pessoa, segundo cálculo do Impostômetro, desenvolvido pelo Instituto Brasileiro de Planejamento Tributário (IBPT). Na avaliação da Fecomércio-SC, esses valores somente confirmam a alta e irracional carga tributária brasileira, que não obstante ser elevada incide fortemente sobre o consumo direto. Para a entidade, a carga tributária brasileira não é apenas alta e nefasta para todos os setores da sociedade, como também é um instrumento que prejudica a distribuição de renda e a atividade comercial, extremamente dependente do nível de renda da população consumidora. Assim torna-se urgente uma reforma tributária no Brasil, que desonere, sobretudo, o consumo direto e gere um ciclo virtuoso de crescimento na economia nacional.