Senadores catarinenses manifestam apoio à derrubada do veto presidencial à extinção dos 10% na multa
Publicado em 13 Agosto de 2013

Fonte: Fecomércio

A comitiva de empresários e lideranças sindicais do comércio de Santa Catarina liderada pelo presidente da Fecomércio SC, Bruno Breithaupt, em visita Brasília, obteve dos três senadores catarinenses, Luiz Henrique da Silveira (PMDB), Casildo Maldaner (PSDB) e Paulo Bauer (PSDB), o apoio à derrubada do veto total da presidente Dilma Roussef ao PLP 200/2012, que extinguiu a cobrança do adicional de 10% na multa do FGTS. O veto deverá ser apreciado em sessão conjunta do Congresso na próxima terça-feira, dia 20 de agosto.

Nos encontros, os três senadores também manifestaram a necessidade de que o projeto da terceirização, também motivo da viagem da comitiva da Fecomércio, e que está sendo discutido numa comissão quadripartite envolvendo governo, Legislativo, classe patronal e empregados, seja enfim regulamentado. A perspectiva é que o projeto seja votado nesta quarta-feira, dia 14, na Comissão de Constituição e Justiça da Câmara dos Deputados.

Participam da comitiva, além do presidente da Fecomércio SC, o vice-presidente Célio Spagnoli (também presidente do Sincoval e Singaplan de Lages); o vice-presidente regional do Sul, Laureci Volpato (delegado representante do Sirecom Sul); o vice-presidente regional do Vale do Itajaí, Egon Ewald (delegador representante do Sindicomércio de Rio do Sul); o vice-presidente regional do Norte e Nordeste, Herton Scherer (presidente do Sindivarejista de São Bento do Sul); e o diretor executivo da entidade, Marcos Arzua. Também estavam na delegação o representante da empresa Auditar, Luiz Carlos Gonçalvez, e José Aragão Júnior, executivo da ADAC (Associação de Distribuidores e Atacadistas Catarinenses).

No gabinete do senador Paulo Bauer, a comitiva se encontrou, também, com o senador paraibano Cássio Cunha Lima (PSDB), a quem foi pedido apoio ao PLC 296/2009, de autoria do deputado Milton Monti (PR-SP), que transfere os feriados que acontecem de terça a quinta-feira para as segundas-feiras. Relator do projeto na Comissão de Educação do Senado, Cunha Lima afirmou que irá modificar o seu relatório, que propunha a transferência dos feriados para as sextas-feiras, para adequá-lo ao pleito da Fecomércio SC por intermédio do senador Paulo Bauer.

A Fecomércio SC trabalhou esta matéria junto ao senador Paulo Bauer, membro da Comissão de Educação, enviando-lhe o resultado da sondagem feita com empresários catarinenses que apontou a preferência pela segunda-feira. Também participou do encontro o secretário de Desenvolvimento Econômico Sustentável de Santa Catarina, Paulo Bornhausen.