Endividamento apresenta queda em agosto
Publicado em 27 Agosto de 2013
Endividamento apresenta queda em agosto

O percentual de famílias que se declararam endividadas caiu em agosto, alcançando 63,1%, contra 65,2% em julho, segundo mostra a Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor (Peic), divulgada hoje (27) pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC). Na comparação com agosto de 2012, no entanto, houve alta de 3,3 pontos percentuais.

Já o número de famílias com dívidas ou contas em atraso recuou em relação a julho, mas apresentou alta em relação ao mesmo período do ano passado. Em agosto, 21,8% dos entrevistados disseram que têm dívidas ou contas em atraso (contra 22,4% em julho e 21,3% em agosto de 2012). "Apesar dessa queda, a percepção das famílias em relação ao seu nível de endividamento não melhorou", afirmou a economista da CNC Marianne Hanson.

Segundo a economista, "a redução do número de famílias endividadas é compatível com a moderação observada no mercado de crédito e no volume de vendas do comércio, provocada pela menor confiança do consumidor em relação a sua renda e à inflação".

Fonte: CNC