Cai o índice de confiança do empresário catarinense
Publicado em 03 Outubro de 2013
Cai o índice de confiança do empresário catarinense

O índice de Confiança do Empresário do Comércio (ICEC) catarinense de setembro apresentou queda de 2,2% na comparação com agosto deste ano, ficando na casa dos 120 pontos. O índice segue expressando otimismo dos empresários, principalmente em relação às expectativas de que a economia cresça no médio prazo e com o compromisso do governo de segurar a inflação.

A pesquisa aponta ainda que a percepção das condições atuais do empresário do comércio (ICAEC) também apresentou baixa, tanto em comparação com agosto de 2013, como na comparação com setembro de 2012. Na comparação com a pesquisa realizada em setembro de 2012, a variação negativa foi de 4,8%. Já na mensal, a queda foi de 5,8%.

Dentre os subíndices que compõem o ICAEC, o de condições atuais da economia (CAE) apresentou a variação negativa mais relevante. A queda foi de expressivos 10%, passando de 70 pontos em agosto para 63 pontos em setembro.

Para Federação do Comércio de Bens e Serviços de Santa Catarina (Fecomércio SC), a situação anterior já era de pessimismo, associado a pressões inflacionárias, à forte depreciação do Real, à desaceleração do ritmo de vendas e à elevação dos juros, com a manutenção deste cenário, a percepção do empresário continuou deteriorando-se, trazendo o índice para reduzido patamar atual.

Índice de expectativa e investimento caem

O índice de expectativa do empresário do comércio (IEEC), que vem segurando o ICEC em uma situação de otimismo, caiu 1,3% na comparação mensal. Dos 160 pontos de agosto, o índice foi para 157,9 pontos - o que indica que a confiança do empresário do comércio nas possibilidades de vendas futura, mesmo com a queda, permanece muito positiva.

Já o índice de investimento do empresário do comércio (IIEC) apresentou queda mensal de 0,1%. Caiu de 119,9 pontos em agosto para 119,5 pontos em setembro. Este resultado indica que os empresários catarinenses, em função de sua expectativa de recuperação da economia, mantém uma percepção positiva em relação aos investimentos no setor.

Preocupação e pessimismo

O momento atual da economia é preocupante e desperta pessimismo aos empresários do comércio catarinense, cenário contraposto à visão de futuro que os mesmos têm. a perspectiva de baixo crescimento econômico, a redução do crescimento da renda, o aumento da taxa básica de juros, a disparada do dólar e, principalmente, a desaceleração das vendas do varejo já eram temores dos empresários. Com baixos indícios de recuperação dessas variáveis, o ICEC permaneceu em queda.

Para o economista da Fecomércio SC, Maurício Mulinari, o que os empresários do comércio esperam é que, passado o momento atual de incerteza econômica, a economia brasileira e catarinense volte a apresentar crescimento, com consequente aumento da renda e do consumo. Cenário que parece bastante incerto e, se demorar a ocorrer, tende a perpetuar as quedas recorrentes da confiança do empresário do setor.