Deputado Darci de Mattos defende o Procomércio na reunião de Vice-Presidência da Fecomércio
Publicado em 24 Outubro de 2013

Os deputados estaduais Darci de Mattos (PSD) e Antonio Aguiar (PMDB) participaram da reunião de Vice-Presidência da Região Norte e Planalto Norte da Fecomércio SC, realizada nesta quarta-feira, no auditório do Senac de Canoinhas, e presidida pelo VP para a região e presidente do Sindivarejista de São Bento do Sul, Herton Scherer. Os parlamentares escutaram as demandas dos empresários acerca dos projetos que tramitam na Assembleia Legislativa e que, de alguma maneira, interessam ou afetam as empresas do comércio de bens, serviços e turismo de Santa Catarina. Também estiveram presentes o prefeito de Canoinhas, Beto Faria, o vice-prefeito Wilson Pereira, vereadores, secretários municipais e o secretário de Desenvolvimento Regional de Canoinhas, Ricardo Pereira Martins.

Antonio Aguiar destacou a importância da presença da Fecomércio no acompanhamento do Legislativo catarinense e falou dos projetos, em particular os da área de saúde (o deputado é médico), que estão sendo desenvolvidos na região. Presidente da Frente Parlamentar do Varejo, Darci de Mattos disse que os parlamentares precisam prestar a atenção em quem paga a conta, no caso, os empresários que representam 60% do PIB de Santa Catarina, e mencionou dois projetos, o da diferenciação tributária dos municípios limítrofes com o Paraná e o que concedeu poder de polícia aos bombeiros militares e voluntários mediante convênio com as prefeituras municipais.

Mattos ressaltou a atuação da Fecomércio na questão da suspensão da Difa - Diferencial de Alíquota na cobrança do ICMS nas transações interestaduais por parte do governo do Estado e disse que, se o setor da indústria recebe tantos incentivos por parte dos governos federais e estaduais, é justo que o setor terciário tenha o mesmo tratamento. "É preciso voltar a discutir o Procomércio. Isso é algo que o setor que tanto gera emprego e renda necessita ver encaminhado o quanto antes", afirmou.

Informes da Fecomércio

O corpo técnico da Fecomércio, liderado pelo diretor executivo Marcos Arzua, repassou às lideranças sindicais da região os informes tratados nas reuniões de VP realizadas recentemente, no Oeste e no Sul de SC, sobre a padronização das logomarcas dos sindicatos à marca da Fecomércio e da CNC; a unificação do calendário eleitoral 2014 nos sindicatos e na federação; a contribuição sindical 2014; os produtos e serviços que a federação e os sindicatos oferecem ou poderão oferecer; o panorama econômico do país e do Estado; e o projeto das Redes de Assessorias Legislativas.

Participaram do encontro os presidentes do Sincovac de Canoinhas, Carlos Búrigo; do Sindicato do Comércio de Mafra, Antonio Nahum Zaine; do Sirenorte de Joinville, Francisco Gomes de Oliveira; do Sindicato do Comércio de Gêneros Alimentícios de Joinville, Joacir Siqueira de Souza; e do Sincofarma de Joinville, Romildo Letzner.