Acordo do mínimo regional é entregue ao governador
Publicado em 13 Dezembro de 2013
Acordo do mínimo regional é entregue ao governador

O vice-presidente da Fecomércio SC, Célio Spagnoli, representou a federação na entrega, no final da tarde desta terça, 10, da proposta de atualização do salário mínimo regional catarinense ao governador Raimundo Colombo. O acordo foi aprovado pelo governador e será entregue, em caráter de urgência, na Assembleia Legislativa nesta quarta, dia 11, com a meta de que os novos valores entrem em vigor já no dia 1º de janeiro de 2014. Fizeram parte do ato integrantes do Conselho das Federações Empresariais de Santa Catarina (Cofem) e representantes de centrais sindicais laborais do Estado.

Os pisos acordados para as quatro faixas foram de R$ 835, R$ 867, R$ 912 e R$ 957, variando conforme as categorias profissionais. Sobre os valores atuais, o acordo representa um aumento médio de mais de 9%, segundo o Cofem.

"Mais uma vez o piso fica estabelecido por consenso. Isso é muito importante porque há uma compreensão tanto dos trabalhadores como dos empresários. Isso representa uma evolução nessa relação e para nós, governo, fica um trabalho bem facilitado. É um bom exemplo de Santa Catarina", destacou o governador Colombo.

Criado por lei em 2009, o piso regional catarinense entrou em vigor em 2010. Esse foi o quarto ano de acordo para reajuste e, pela primeira vez, foi possível chegar a um consenso já em dezembro, o que mostra o esforço de ambas as partes.

Fonte: com Assessoria do Governo de SC