Sindilojas empossa nova diretoria.
Publicado em 28 Fevereiro de 2014
Sindilojas empossa nova diretoria.

Eleito em novembro do ano passado, o lojista Marcos Rodrigo Schuhmacher foi empossado na noite do ultimo dia 26 de fevereiro presidente do Sindilojas. Com ele, também tomou posse a nova diretoria da entidade. O ex-presidente Herton Scherer, ocupa agora o cargo de 1º secretário.
Para Scherer, houve muitas dificuldades no início do primeiro mandato, há 13 anos, mas conseguimos grandes conquistas. Na época, negociações fortes foram feitas, uma delas foi para que os supermercados pudessem abrir aos domingos. "Fizemos reuniões onde até o padre participou por conta das famílias que passavam o domingo juntas", conta. Mas a demanda mostrava que muitos saiam da cidade para fazer compras em supermercados de Joinville e Curitiba aos domingos. "Nem sábado à tarde se abria supermercado e hoje quase todos os feriados tem atendimento, pois o consumidor exige isso", observa.
Dentre as muitas conquistas destacadas por ele ao longo dos 13 anos na presidência da entidade, está a reforma e melhoria do Senac e a conquista de uma unidade do Sesc para o município. "Considero esta uma conquista primordial", afirma.
Outras conquistas foram as parcerias sem custo para o Sindilojas, a exemplo dos convênios com o Cemox, Casa Vida, Univille, Laboratório São Francisco e o SESC-SENAC. Os convênios são oferecidos aos proprietários e aos funcionários e só pagam quando usarem, mesmo assim com valor reduzido.
Experiência ao novo presidente não falta, além de ter sido vice-presidente nos últimos dois mandatos, é filho de Marcos Schuhmacher, o qual permaneceu no comando do Sindilojas durante nove anos que antecederam a posse de Scherer. Ele encara tudo com muita responsabilidade. "É uma oportunidade de dar um pouco de si em prol da coletividade", opina.
Na visão de Herton Scherer, a escolha do novo presidente foi bem feita. "Ele já é o vice e está preparado para assumir a presidência, caso necessite de auxílio, iremos dar, mas ele recebe um sindicato preparado, organizado e que recebeu o prêmio de destaque em gestão sindical ano passado pela Fecomércio", lembra. O troféu de segundo lugar pelo Sistema de Excelência em Gestão Sindical (SEGS) da Fecomércio, foi entregue à Catia Batista Demarchi pelo presidente Herton Scherer.
O presidente da federação, Bruno Breithaupt ressaltou a importância do sindicato e do comércio no município. "Hoje 72% das empresas da cidade são do comércio e empregam 11,5 mil trabalhadores, o setor foi responsável por 44% das vagas de empregos criadas em 2013", destaca. Ele parabenizou o presidente Herton e fez um apelo ao novo presidente Rodrigo para que continue o trabalho.