Sobe número de catarinenses endividados entre fevereiro e março
Publicado em 26 Março de 2014
Sobe número de catarinenses endividados entre fevereiro e março

A Pesquisa de Endividamento e Inadimplência dos Consumidores (PEIC) de fevereiro de 2014, divulgada pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo de Santa Catarina (Fecomércio SC) e Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), revela que, na comparação entre o mês de fevereiro e março deste ano, o número de catarinenses endividados subiu 1,4 pontos percentuais (pp), passando de 51,1% para 52,5%.

Ainda segundo o estudo, as famílias com renda superior a 10 salários mínimos estão mais endividadas na comparação com as famílias de renda inferior a 10 salários mínimos. Enquanto 55% das primeiras apresentam dívidas, 51,8% das segundas estão na mesma situação.

Nível de endividamento diminuiu mensalmente

O nível de endividamento das famílias diminuiu. A pesquisa mostra uma queda dos muito endividados (0,8 p.p.), passando de 8,3% em fevereiro para 7,5% em março.

Na faixa dos mais ou menos endividados houve alta, passando de 19,2% para 20,1%. Quanto aos pouco endividados, passou de 22,9% para 24,9%.

Cartão de crédito

O cartão de crédito permanece na liderança dos agentes no endividamento catarinense. Pelo menos 55,4% dos entrevistados declararam usar essa forma de pagamento nas compras. Em segundo, terceiro e quarto lugar aparecem, respectivamente, os financiamentos de carro (28%), os financiamentos de casas (13,1%), e os carnês (8,9%). Perfil diferente ao comparado com o mês de fevereiro, quando o crédito pessoal ocupava a quarta posição.

Contas em atraso em queda

Conforme a PEIC, a quantidade de famílias com contas em atraso apresentou leve queda na comparação mensal. De 13,2% de famílias com contas em atraso em fevereiro, temos em março 13%.

Pelo menos 39,7% das famílias afirmaram que não terão condições de pagar totalmente suas dívidas, ante 45,3% registrados no mês anterior. As que, em parte, terão condições de quitar seus débitos representam 21,7% em março, em contrapartida aos 18,7% de fevereiro. Por fim, aquelas que terão condições de pagar totalmente suas dívidas dentre o total de famílias representam 5,6%, percentual igual ao do mês anterior.

Confira mais dados e a pesquisa na íntegra aqui.

A pesquisa de endividamento e inadimplência dos consumidores catarinenses de março de 2014 apresentou uma melhoria no endividamento das famílias e nas condições de pagamento, com estabilidade na inadimplência e menor comprometimento da renda das famílias com as dívidas.

Para a Fecomércio SC, este cenário é reflexo do momento dos consumidores, que estão optando por quitar suas dívidas antigas e melhorar seus balanços do que por comprar com maior vigor. Exatamente por isso, o varejo vem sentindo um menor ritmo de vendas. Como a saúde financeira das famílias está melhorando, é provável que nos próximos meses será possível verificar uma aceleração das vendas, com novo crescimento das aquisições baseadas no crédito ao consumidor.