10ª Reunião de Vice-Presidência da Região Norte e Planalto Norte
Publicado em 21 Maio de 2015

Os desafios e as soluções para a produtividade do varejo catarinense foram os principais assuntos trazidos pela Fecomércio SC para a 10ª Reunião de Vice-Presidência da Região Norte e Planalto Norte da entidade, realizada nessa terça-feira, 19, em São Bento do Sul.

Durante o encontro, os empresários discutiram as taxas abusivas cobradas do comércio pelas empresas de cartão de crédito, que encarecem o preço final dos produtos e prejudicam os quase 60% dos consumidores que realizam compras com este meio de pagamento. Essas altas tarifas motivaram a Fecomércio SC a entrar com uma ação pública na Justiça com o objetivo de derrubar o monopólio resultante dessa prática: http://bit.ly/1ByUSlo.

Depois do desafio, uma alternativa para melhorar as vendas e o faturamento do comércio em um ano difícil: a Fecomércio SC apresentou o Fecomércio Shopping, uma plataforma que permite ao lojista construir, a um custo muito baixo, a versão virtual de sua loja física. A iniciativa recebeu elogios dos participantes: "Com a apresentação da plataforma de comércio eletrônico da Federação, as pessoas ficaram entusiasmadas, perguntaram como funciona, como fazem para participar. Foi muito produtivo." disse Rodrigo Schuhmacher, presidente do Sindilojas de São Bento do Sul.

O vice-presidente de Varejo da Fecomércio SC, Sandro Moretti, destacou a importância do encontro na relação entre a entidade e os sindicatos, que consideram a reunião o espaço ideal para debater reivindicações em comum: "Essas demandas são comuns aos sindicatos e empresas de outras regiões do Estado. E isso oportuniza a busca de uma solução estadual para esses problemas, não apenas na nossa região ou cidade. Também é uma maneira de envolver mais os sindicatos e os nossos executivos na discussão desses problemas", observou. Moretti também falou sobre o Fecomércio Shopping e outros produtos disponibilizados pela Fecomércio SC, e sugeriu que os executivos dos sindicatos procurem conhecer melhor tudo o que é oferecido pela Federação, para que possam oferecer às empresas afiliadas: "É preciso fazer os executivos comprarem essas ideias e iniciativas, porque eles estão à frente do dia a dia das nossas operações e são quem estão em contato direto com os empresários", disse Moretti.

A reunião, realizada semestralmente com o objetivo de aproximar a entidade dos empresários da região, foi conduzida pelo vice-presidente da Região Norte e Planalto Norte, Herton Scherer, junto com o diretor executivo adjunto da Federação, José Agenor de Aragão Júnior, e o presidente do Sindilojas de São Bento do Sul, Rodrigo Schuhmacher. Participaram do encontro os presidentes e membros das diretorias dos seguintes sindicatos afiliados à entidade: Sindilojas de São Bento do Sul, Sindicomércio de Jaragá do Sul, Sindilojas de Joinville, Sincofarma de Joinville, Sindicato dos Supermercados de Joinville, Sindivarejista de Rio Negrinho, Sindilojas de Canoinhas e Sincomafra de Mafra.