10ª Reunião de Vice-Presidência da Região Norte e Planalto Norte
Publicado em 21 Maio de 2015
10ª Reunião de Vice-Presidência da Região Norte e Planalto Norte

A mobilidade urbana, um dos principais gargalos da produtividade catarinense, foi uma das principais preocupações dos empresários que participaram da reunião do Observatório do Comércio da Região Norte e Planalto Norte de Santa Catarina, realizada nessa terça-feira, 19, em São Bento do Sul. O problema, que afeta diretamente o comércio, pois aumenta os custos, e, consequentemente, acaba por encarecer os preços finais dos produtos para os consumidores, é fruto da falta de melhorias na infraestrutura das cidades e foi agravado, nos últimos anos, pelo crescimento no número de veículos em circulação.

Os empresários aproveitaram a participação de autoridades na reunião para fazer sugestões de melhorias que teriam impacto positivo no funcionamento do comércio, estimulando a economia local no momento em que o Brasil vive uma estagnação: recuperar e modernizar a SC-477, no trecho entre Itaiópolis e Dr. Pedrinho, uma obra que reduziria em 33% o gasto com os transportes, pois encurtaria a distância entre os portos de Itajaí e Navegantes em 100 quilômetros. "Isso facilitaria, e muito, a logística, barateando os custos no escoamento de produtos, aumentando o consumo de mercadorias dentro do Estado. Assim, as empresas aumentariam suas vendas, gerando crescimento e empregos para o Planalto Norte", disse o Sindilojas de Canoinhas, Carlos Burigo. Além disso, os empresários também classificaram como "urgente" a necessidade de recuperar e modernizar a SC-477, no trecho entre Canoinhas, Major Vieira e a BR-116, uma rodovia que, com o aumento do tráfego, tem ocasionado muitos acidentes.

A realização de feiras itinerantes, que promovem um comércio informal, pirata e altamente nocivo para o comércio formal, também foi pauta do encontro. O assunto já havia sido discutido durante a reunião de Vice-Presidência da Região Norte e Planalto Norte e foi novamente abordado no âmbito do Observatório do Comércio, agora com a participação de autoridades. Presente ao encontro, o deputado Darci de Matos (PSD) falou sobre a dificuldade de combater a pirataria e colocou-se à disposição para envolver-se diretamente na solução da questão, sugerindo que o setor produtivo ajude o Legislativo a elaborar uma proposta com as devidas demandas para que, transformada em lei, seja efetiva para coibir esse tipo de evento. "As feiras são lesivas a vocês, que exercem o comércio organizado e legalizado, e também ao poder público", disse.

A reunião, realizada semestralmente com o objetivo de recolher, junto aos empresários, demandas e soluções para gargalos que afetam a produtividade do comércio catarinense, foi conduzida pelo vice-presidente da Região Norte e Planalto Norte, Herton Scherer, junto com o diretor executivo adjunto da federação, José Agenor de Aragão Júnior, e o presidente do Sindilojas de São Bento do Sul, Rodrigo Schuhmacher, e contou com a participação do deputado estadual Darci de Matos (PSD) e do vice-prefeito de São Bento do Sul, Arildo Gesser (PT), representando o prefeito Fernando Tureck (PMDB), do presidente da Câmara de Vereadores do município, Edimar Salomon (PP), e do secretário regional de Mafra, Abel Schroeder. Participaram do encontro os presidentes e membros das diretorias dos seguintes sindicatos afiliados à entidade: Sindilojas de São Bento do Sul, Sindicomércio de Jaragá do Sul, Sindilojas de Joinville, Sincofarma de Joinville, Sindicato dos Supermercados de Joinville, Sindivarejista de Rio Negrinho, Sindilojas de Canoinhas e Sincomafra de Mafra.

Leia mais: http://bit.ly/1LlxNKl