Apoio às Manifestações de 13 de Março.
Publicado em 11 Março de 2016
Apoio às Manifestações de 13 de Março.

A sociedade brasileira vive dias de angústia e aflição. A corrupção em escala, amplitude e proporções nunca imagináveis gerou uma crise política que agravou a já instalada crise econômica.
A atual crise vivida pelo Brasil foi gestada e nutrida nos últimos anos por um governo que acreditava ter poderes para mudar, por sua livre vontade, as leis da economia universal. Para atender sua vocação populista e por não ter nenhum compromisso com o futuro do País, esse governo ignorou, quebrou e destruiu o tripé dos fundamentos que garantiram o crescimento sustentável após o Plano Real: a responsabilidade fiscal, as metas de inflação e o câmbio flutuante.
O amadorismo, a incompetência e a irresponsabilidade que nortearam a gestão da macroeconomia brasileira foram duramente criticados por economistas independentes, por lideranças empresariais e por importantes instituições da sociedade civil brasileira. Imperturbável, porém, o governo seguiu sua insertada marcha seduzido pela manutenção do Poder.
Ao mesmo tempo, as sucessivas denúncias de corrupção criaram um ambiente de indignação nacional. Esperava-se do governo federal postura de cooperação com as investigações e a declaração sincera e definitiva de combate a todos aqueles que se locupletaram, atacando o patrimônio público.
Esperava-se, também, um programa articulado e agressivo para combater a crise já no ano passado, quando a Nação compreendeu a extensão e a gravidade da irresponsabilidade fiscal do Governo Federal.
Foram inúteis as advertências e, os resultados desse modelo populista de gestão eclodiram com todo seu devastador efeito. A economia esta paralisada e a inflação não cessa de subir. O desemprego já devorou milhões de postos de trabalho. O consumo não cresce a produção não avança.
Não se sabe até quando o Brasil permanecerá no foco em que se encontra, enquanto a sociedade assiste, estarrecida, a conjugação da incompetência com a omissão de governantes. É assustadora a apatia do governo para enfrentar essa crise: não há plano, não há corte de despesas, não há voz de comando.
Destituído de qualquer credibilidade, o governo só fala em aumentar os impostos. Drenar mais dinheiro dos trabalhadores, dos empresários e dos consumidores para entregar um governo inepto e paralisado. Estarrecida, a sociedade assiste a conjugação da incompetência com a omissão de governantes e parlamentares.
Diante desses graves fatos o Sindicato do Comércio Varejista de São Bento do Sul vem a público APOIAR o movimento de amplos setores da sociedade que convocam a população para a manifestação pacífica e ordeira, neste dia 13, às 15:30h, na Praça Getúlio Vargas.

Marcos Rodrigo Schuhmacher
Presidente Sindilojas