SC é o terceiro em geração de empregos
Publicado em 23 Dezembro de 2011
SC é o terceiro em geração de empregos

O saldo de novos empregos no Brasil foi de 42.735 em novembro. Os dados são do Cadastro Geral de Emprego e Desemprego, divulgados dia 22 pelo Ministério do Trabalho e do Emprego. Apesar do bom desempenho, o crescimento é menor na comparação anual. Em novembro de 2010 foram geradas 138.247 novas vagas, 69% a mais do que desta vez. Ainda assim, de janeiro a novembro deste ano já foram criados 2.320.753 novos empregos.

Santa Catarina foi o terceiro estado do país que mais gerou oportunidades de trabalho em novembro. Foram 12.089 novos empregos formais. O resultado também é inferior ao de novembro de 2010, quando foram criadas 12.761 novas vagas (-5%). Os setores responsáveis pelo incremento de novas vagas no estado foram o comércio (7.049), os serviços (4.042) e a agropecuária (1.426).

Nos últimos três meses, período que concentra a contratação de trabalhadores temporários, Santa Catarina contratou 35.539 novos trabalhadores formais. Número que está de acordo com a estimativa realizada pela Fecomércio SC em setembro, que apontava um saldo em torno de 35 mil novas vagas. Contribuindo para diminuir a taxa de desemprego no país, que caiu novamente, chegando aos 5,2% em novembro.