Crescimento de consumo dos catarinenses aponta para um segundo semestre melhor nas vendas
Publicado em 30 Agosto de 2012

Fonte: FECOMÉRCIO

A Intenção de Consumo das Famílias (ICF) catarinense apresentou alta de 5,6 % em agosto, na comparação com o mesmo período do ano anterior, alcançando a marca dos 142,8 pontos. Isto é resultado de uma perspectiva positiva das famílias em relação as suas possibilidades de consumo num quadro econômico de relativa recuperação do crescimento, como a Fecomércio SC vinha apostando.

Na transição do segundo para o terceiro trimestre deste ano, as medidas tomadas pelo governo para estimular a economia - principalmente redução de juros e incentivos fiscais - começaram a surtir efeito no consumo das famílias, ainda que em taxas menores do que nos anos anteriores.

A ICF é apurada mensalmente pela Fecomércio e Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC). O nível de confiança da pesquisa é de 95%.

Emprego, renda, perspectiva profissional e consumo atual.

A percepção das famílias com respeito ao emprego, renda e consumo apresentou melhora na pesquisa deste mês. Especificamente, o indicador de "emprego atual" teve a maior variação positiva em relação a 2011 (5,9%), fechando agosto com 144,7 pontos. A "perspectiva profissional" cresceu 1,1%, chegando aos 100,5 pontos. E a "renda atual" marcou 151,8 pontos, em um salto de 3,4% comparado com agosto do ano passado.

Apesar da clara sinalização de otimismo do catarinense em relação ao futuro dos indicadores econômicos, que têm forte influência na formação do gasto, o consumo atual apresentou uma queda de 4,0% na comparação anual. A explicação para este resultado é considerar ele, ao mesmo tempo, produto da situação atual e resíduo das expectativas passadas. Ou seja, as incertezas do catarinense a respeito da economia, captadas na pesquisa anterior, não foram totalmente superadas por esta tímida recuperação da confiança.

Acesso ao crédito

O acesso ao crédito tem sido responsável por boa parte da explicação dos fatores que levaram a um consumo elevado nos últimos anos. A conjuntura atual aponta para uma manutenção da expansão do crédito. Desta forma, entende-se que ele continue sendo um agente propulsor das compras. Nesta pesquisa do ICF de agosto, na comparação anual, o acesso ao crédito subiu 6,2%, alcançando 160,4 pontos.

Momento para duráveis

Por causa das positivas avaliações sobre as variáveis de emprego, renda, perspectiva profissional e perspectiva de consumo, o momento para os bens duráveis apresenta um excelente resultado em Santa Catarina. O índice registrou a maior pontuação em todo o levantamento de agosto: 180 pontos. Na comparação anual, a variação positiva foi de 7,1%. A tendência é que os dados positivos deste índice sigam em patamar elevado, acompanhando a trajetória de recuperação do crescimento da economia no segundo semestre.

No estado de Santa Catarina, o programa "Bônus Eficiente", promovido pela estatal de energia Celesc e anunciado na última semana, pode contribuir para que este bom momento dos bens duráveis avance ainda mais. A ação, que visa beneficiar quase 35 mil consumidores, tem como objetivo vender 13 mil condicionadores de ar e 22 mil refrigeradores com 50% de desconto. Em troca o consumidor entrega o seu eletrodoméstico antigo.

Perspectiva de consumo

O indicador de perspectiva de consumo teve uma variação positiva de 18,5% na comparação anual, marcando 148 pontos. O que este ponto indica é um segundo semestre com crescimento mais forte nas vendas, segundo os próprios consumidores. As famílias acreditam que a economia brasileira vai continuar em trajetória favorável, apesar de possíveis turbulências que eventos externos e problemas na estrutura econômica interna possam causar. Ou seja, já que confiam na manutenção do emprego, no crescimento da massa e da média salarial e na estabilidade da moeda, os consumidores catarinenses esperam ter uma margem de consumo maior do que tiveram no ano passado.