Pesquisa Fecomércio
Publicado em 17 Setembro de 2012
Pesquisa Fecomércio

Pesquisa Fecomércio - Para o blumenauense, a Saúde vem em primeiro lugar

Pesquisa inédita da Fecomércio SC de Percepção dos Serviços Públicos avaliou como moradores analisam dez serviços públicos nas cidades. Amanhã, é a vez de Jaraguá do Sul

Reconhecida por sua tradição alemã, Blumenau, no Vale do Itajaí, é a primeira das sete cidades a conhecer os resultados da Pesquisa Fecomércio SC de Percepção dos Serviços Públicos, uma iniciativa inédita da entidade e que irá ajudar a embasar o debate político pré-eleitoral no Estado. Os dados foram apresentados na noite desta quinta-feira, 13, no Sindilojas em Blumenau, durante Reunião de Vice-Presidência da federação junto à base sindical da região e com a presença de candidatos a prefeito e parlamentares catarinenses.

Ao avaliar de maneira geral os serviços públicos de Blumenau, os moradores deram nota de 3,34, em uma escala que vai de 0 a 5. Ao todo, foram entrevistadas 452 pessoas, sendo 54,60% mulheres e 45,40% homens, com idades entre 16 e mais de 60 anos. A pesquisa contemplou temas como Saúde, Educação, Preservação Ambiental, Segurança, Transporte, Água e Esgoto, Limpeza Urbana, Cultura e Lazer, Habitação e Estrutura Urbana.

Os itens com melhor avaliação na cidade foram Limpeza da Cidade (3,76) e a Estrutura Urbana (3,75), o que revela a preocupação com a manutenção do Centro Histórico de Blumenau e também de outros bairros. Na sequência, está a Habitação (3,6), Preservação Ambiental (3,54), Cultura e Lazer (3,5) e a Educação (3,4), todas acima geral da média da cidade.

Abaixo da nota da média geral (3,34), estão os serviços de Agua e Esgoto (3,18), a Saúde (3,05) e a Segurança (2,85). Por fim, considerado o serviço de pior qualidade, está o transporte da cidade, com nota de 2,76. Na avaliação da Fecomércio SC, o resultado deste item não surpreende, já que o aumento da venda de automóveis nos últimos anos, no país inteiro, fez com que o problema da mobilidade urbana se acentuasse, exigindo das autoridades mais planejamento e alternativas de locomoção.

"O que estamos ajudando a demonstrar com esta pesquisa são as necessidades pontuais de cada cidade e região. Agora, cabe aos candidatos que analisem, item por item, como podem adequar seus planos de governo às carências que a população apontou, ao que o cidadão reinvindica. A pesquisa é um termômetro da cidade, um medidor dos desejos do cidadão", declarou o presidente da Fecomércio SC, Bruno Breithaupt.

O que o cidadão considera prioridade

A Pesquisa Fecomércio SC de Percepção dos Serviços Públicos também se concentrou em prioridades. Foi perguntado aos entrevistados quais são os dois serviços os mais importantes da Administração Pública de Blumenau para os próximos anos. Entre as opções estavam: Saúde, Educação, Segurança, Habitação, Saneamento, Mobilidade Urbana, Cultura e Lazer e Preservação Ambiental.

Saúde foi a escolha de 67,5% dos entrevistados na prioridade máxima. Apenas 21,5% elegeu a Educação como a prioridade, enquanto apenas 6,9% decidiu pela Segurança. Como segunda prioridade, a maioria dos pesquisados optou pelo serviço Educação (44,3%), seguido por Segurança (30,3%) e Saúde (17%). Vale observar que três são os temas considerados fundamentais pela população de Blumenau giram e torno de Saúde, Educação e Segurança.

Perfil dos entrevistados

A grande maioria dos entrevistados (72,8%) pertence à classe C (R$ 1.127,00 a R$ 4.854,00). Metade deles são casados (50%) e 40,50% solteiros. Quanto à escolaridade, cerca de um terço tem Ensino Médio completo (33,8%). Já 25,7% dos entrevistados revelou estar com Ensino Superior completo e 12,8% respondeu cursar alguma graduação.

A pesquisa também apontou que as mulheres são mais críticas que os homens em relação à avaliação dos serviços públicos. Na pergunta geral, a nota média dada por elas foi de 3,3. Eles atribuíram nota média de 3,38. Em praticamente todos os itens, a média feminina é menor do que a masculina. Apenas nos serviços de Água e Esgoto e em Habitação os homens foram mais críticos que as mulheres.

Análise da Fecomércio SC

A avaliação razoável dos blumenauenses em relação aos serviços públicos da sua cidade mostrou diversos pontos a melhorar. Uma administração pública deve sempre focar a avaliação máxima de seus serviços. Portanto, entende-se que a nota média de 3,34 e a avaliação máxima (5,0) há muito que se fazer. Saúde, educação e segurança devem ser priorizadas, porém, sem nunca deixar o restante dos serviços desassistidos, já que todos podem e devem ser melhorados.

A pesquisa da Fecomércio SC, desta maneira, se insere como um importante instrumento para a gestão pública, já que aponta problemas e ajuda a indicar caminhos a serem seguidos. Somente assim, com serviços públicos de qualidade, as pessoas poderão alcançar melhor qualidade de vida em Blumenau, refletindo retorno adequado dos impostos pagos pela população.

Fonte : FECOMÉRCIO