Empresário catarinense está confiante no segundo semestre
Publicado em 17 Setembro de 2012
Empresário catarinense está confiante no segundo semestre

Pesquisa da Confederação Nacional do Comércio (CNC) e Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo de Santa Catarina (Fecomércio SC), revela que, em agosto, o Índice de Confiança do Empresário do Comércio (ICEC) teve alta de 5,9% em Santa Catarina. A comparação mensal mostra ainda que o índice subiu de 113,3 para 120 pontos.

Na avaliação da Fecomércio SC a variação positiva expressa o fortalecimento da percepção do empresário de que a economia brasileira iniciou um processo de transição entre julho e agosto e que o segundo semestre apresentará resultado positivo, e melhor do que os fracos primeiros seis meses do ano.

Para a entidade, o aumento da confiança do empresário catarinense mostra ainda que a expectativa é que as medidas econômicas adotadas pelo governo federal para impulsionar o crescimento surtam resultados nos próximos meses, mesmo que de maneira tímida.

A pesquisa Fecomércio também percebeu que na visão do empresário do comércio de Santa Catarina, o momento futuro será melhor para o investimento e para o consumo: fatores que funcionarão como catalisadores do produto interno bruto.

Dos 13 índices pesquisados, 11 tiveram movimentação positiva no mês passado.

Condições atuais

As ‘condições atuais do empresário do comércio' apresentaram elevação de 13,8% em agosto. Na comparação com julho, a variação foi de 76,8 para 87,5 pontos. Os subíndices deste segmento também demonstraram sinal positivo na variação mensal. ‘Condições atuais da economia' subiu 20,2%, saltando de 86,9 pontos marcados em julho para os 104,45 pontos verificados em agosto. ‘Condições atuais do comércio' teve variação de 8,1 pontos percentuais, marcando 79,88 pontos. E ‘Condições atuais da economia' cresceu 11,9%, obtendo 77,9 pontos.

Expectativas

O índice de ‘expectativa do empresário do comércio' avançou 7% na comparação mensal. Dos 144,1 pontos de julho, a medição foi aos 154,4 pontos, o que indica a confiança do empresário do comércio nas possibilidades de venda. O subíndice ‘expectativa do comércio' corrobora esta avaliação apresentando a maior alta da relação de perspectivas que compõem o IEEC: aumento de 11,4% na comparação mensal, o que faz o índice subir de 140,3 pontos para 156,29 pontos. A ‘expectativa da economia brasileira' e a ‘expectativa das empresas comerciais' também apresentaram alta, de 7,5% e 2,6%. Alcançando os 144,91 e os 162,10 pontos, respectivamente.

Investimento

O índice de ‘investimento do empresário do comércio', permaneceu sem significativas alterações. A variação mensal foi minimamente negativa, recuando 0,5% em comparação com julho. O indicador ficou em 118,1 pontos em agosto ante 118,7 pontos atingidos em julho.

O subíndice ‘contratação de funcionários' caiu 4,8%. Dos 141,4 pontos obtidos em julho para 134,62 de agosto. A ‘situação atual dos estoques' não teve variação, segundo a percepção dos empresários. Já o nível de investimento das empresas teve elevação de 4,5%, e foi de 111,4 pontos para 116,41.

Para a Fecomércio, a estabilidade do Índice de Investimento do Empresário do Comércio se deve à manutenção da percepção do empresário a respeito dos estoques. Como consideram que neste segundo semestre a economia irá crescer e a demanda deve aumentar, os empresários já têm uma visão de que o nível de investimento será maior.

No entanto, o resultado do indicador de contratação de funcionários no mês de agosto é natural e expressa um movimento sazonal do comércio. Dado que os empresários catarinenses têm perspectivas positivas para o restante do ano, a tendência é que nos próximos meses este subíndice também apresente variações positivas.

Fonte: Fecomércio