Fecomércio prevê que 13 º salário e vendas de Natal devem acelerar economia de SC
Publicado em 20 Novembro de 2012

A Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo de SC, estima que a variação no faturamento das empresas do comércio neste Natal deve ser positiva: de aproximadamente 5,5%.

O novo fôlego à economia catarinense deverá se dar, em parte, pelo pagamento da segunda parcela do 13º salário, que movimentar cerca de R$ 5,3 bilhões no estado. A previsão da Fecomércio se baseia nos dados divulgados pelo Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese).

Em anos anteriores, pesquisas da Federação mostraram que, em torno de 30% do salário extra são, habitualmente, destinados ao pagamento de dívidas antigas. Assim, estima-se que o valor do 13º salário a ser investido em compras de final de ano será de aproximadamente R$ 3,71 bilhões.

Para a Fecomércio-SC, além da segunda parcela do 13º salário, alguns fatores macroeconômicos também devem auxiliar nesse impacto positivo nas vendas do comércio em Santa Catarina neste final de ano. Entre eles, está o processo contínuo de expansão do emprego e da renda das famílias; a melhor condição financeira dos consumidores; o menor preço dos bens duráveis com as medidas de desoneração fiscal; a reaceleração do consumo verificada a partir do segundo semestre deste ano; e ainda os resultados das pesquisas realizadas pela Fecomércio nas últimas datas comemorativas (Dia dos Namorados, Dia dos Pais e Dia das Crianças), que confirmam o cenário otimista.

Na avaliação da entidade, a confirmação do crescimento do faturamento e volume de vendas no comércio também será um registro importante que deve compensar, em parte, a desaceleração econômica verificada no primeiro semestre deste ano.