Consumo em SC deve crescer 3,4% no mês de novembro
Publicado em 23 Novembro de 2012

Consumo em SC deve crescer 3,4% no mês de novembro
A Intenção do Consumo das Famílias (ICF), medida mensalmente pela Fecomércio-SC e pela Confederação Nacional do Comércio (CNC), revela que houve alta de 3,4% de outubro para novembro. Em comparação com novembro do ano passado, a variação registrada é ainda maior: 7,76%. O indicador, que varia de 0 a 200 pontos, chegou à casa dos 146,9 pontos neste mês.

O resultado observado na ICF em novembro aponta para um final de ano aquecido em vendas. Corroboram com essa análise a positiva percepção das famílias em relação à renda atual, às oportunidades de acesso ao crédito, ao nível de consumo atual e à perspectiva de consumo - subitens da pesquisa que alcançaram medições bastante superiores aos 100 pontos, demonstrando o elevado grau de otimismo dos catarinenses.

Na avaliação da Fecomércio-SC, a economia vem apresentando sinais de recuperação, embora tímida, quando comparada ao inexpressivo crescimento ocorrido no primeiro semestre deste ano. O consumo das famílias, que está em elevação em Santa Catarina desde a metade do ano, pode ser apontado como fator principal neste movimento.

Explicam esta percepção otimista das famílias catarinenses com relação ao consumo (especialmente de bens duráveis), o contínuo crescimento do emprego e da renda dos brasileiros, além da acessibilidade facilitada ao crédito.

O cenário positivo é reflexo também das renúncias fiscais promovidas pelo governo federal através da redução do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI), que reduziu o preço de diversos bens. De mesma forma, as menores taxas atribuídas aos cartões de crédito, vêm permitindo que este seja o principal meio para aquisição de novas dívidas, ou seja, para efetuar compras parceladas.

Assim, com a chegada do fim do ano, o comércio catarinense deve confirmar o Natal como principal data de movimento nas lojas, além da efetiva alta nas vendas, que deve ser confirmada no período.

Desempenho detalhado da ICF

O ‘emprego atual' apresentou alta de 3,95% na comparação mensal. Quando comparado com novembro do ano passado, o crescimento é de 6,43%. Assim, o item chegou aos 149,3 pontos neste mês.

A ‘renda atual', em termos gerais, foi o quesito que obteve maior pontuação: 157,7 pontos. O resultado mostra claramente o forte otimismo dos catarinenses com relação à renda obtida por suas famílias. Na comparação mensal e anual, as variações foram próximas: 5,32 % e 5,19%, respectivamente.

O ‘nível de consumo atual' está em 119,4 pontos. A variação no mês foi expressiva. Foram 8,71%. Ainda mais marcante foi a variação em termos anuais. Expressivos 16,24%.

Também em relação às expectativas dos catarinenses para o futuro o cenário se mostrou positivo na ICF. O subíndice ‘perspectiva profissional' está acima da barreira dos 100 pontos, alcançando a marca de 105,1. A variação mensal foi de -1,23% e a anual de 3,04%.

O ‘acesso ao crédito' é o indicador que melhor ajuda a explicar a manutenção da ICF dos catarinenses em novembro e está no centro da recuperação das vendas parceladas. O índice subiu 2,81% na comparação mensal e 10,63% na variação anual, chegando aos 159,8 pontos.

O indicador da ‘perspectiva de consumo' das famílias catarinenses contabilizou 156,6 pontos. Variação mensal de 5,04% e movimento anual de 10,08%.

A ICF demonstra que, mais uma vez, o ‘momento para duráveis' é favorável já que, em novembro, conquistou a melhor pontuação na pesquisa com 180,4 pontos. A estabilidade é percebida pela comparação mensal, que teve alteração de leves -0,27%. Já na medição anual, houve a variação foi positiva em 3,76%.