Passo a passo para fazer a Contribuição Sindical Patronal.
Publicado em
Passo a passo para fazer a Contribuição Sindical Patronal.

Passo a passo para fazer a Contribuição Sindical Patronal
Acompanhe como é simples realizar a emissão do guia de recolhimento da Contribuição Sindical Patronal de 2013. A Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo de Santa Catarina (Fecomércio-SC) tem uma equipe altamente qualificada para tirar qualquer dúvida. Veja no passo a passo abaixo, as orientações que foram preparadas para o contribuinte. Ao final dos processos, é importante confirmar o cadastro, sempre.
Passo a passo:
 1. Abra a página da Fecomércio-SC (www.fecomercio-sc.com.br) ( em um dos navegadores de internet: Firefox Mozzila ou Google Chrome. Neste momento, o navegador Internet Explorer não oferece estabilidade para geração da guia.
 2. Na sequência, clique no link "Emissão de Guia", posicionado no alto da primeira coluna da esquerda.
 3. Você será direcionado a uma nova página, chamada a web-guia. É nela que deve ser inserido o CNPJ. A seguir, clique no botão "confirmar".
 4. Se a empresa já estiver cadastrada, os dados aparecerão automaticamente. Caso não esteja, veja como proceder no item 7. Neste momento, é importante conferir se tudo está correto, como endereço e razão social. Se as informações estiverem exatas, o próximo passo é imprimir.
 5. Caso o capital social, cidade ou o Cadastro Nacional de Atividade Econômica (CNAE) estiver incoerente, a orientação é que o contribuinte entre em contato com a Fecomércio-SC para fazer as devidas alterações pelo 0800 703 1013 ou no e-mail cs@fecomercio-sc.com.br.
 6. Clique em "emitir" e a guia será aberta para impressão.
 7. Se a empresa não tiver cadastro, o procedimento exigirá um pouco mais de tempo e atenção. Ao acessar a página, informe o CNPJ no espaço pedido. Caso, realmente, não exista cadastro, o sistema mostrará um formulário em branco para preenchimento com as seguintes informações: razão social, nome fantasia, CNPJ, inscrição estadual, e-mail, início das atividades, faturamento no exercício anterior, capital social, número de empregados, simples nacional, cidade, bairro e endereço.
 8. No item "Classificação Nacional de Atividades Econômicas", você deve selecionar a atividade em que se enquadra, conforme cadastro da empresa na Receita Federal. Selecione-a vá para o último tópico.
 9. No item "Sindicato", o contribuinte deve clicar no sindicato indicado pelo programa. Caso sua atividade não apresente sindicato correspondente da categoria, deverá selecionar a opção Federação do Comércio do Estado de Santa Catarina.
 10. Depois é só emitir guia. Responda sim, dê mais um ok para abrir a guia e imprima.

Importante: não se esqueça de confirmar o cadastro.