ENDIVIDAMENTO DOS CATARINENSES AUMENTA.
Publicado em 28 Fevereiro de 2013
ENDIVIDAMENTO DOS CATARINENSES AUMENTA.

Endividamento dos catarinenses aumenta, mas se mantém em nível seguro para a economia do Estado

A Pesquisa de Endividamento e Inadimplência dos Consumidores (PEIC) de fevereiro de 2013, divulgada nesta terça-feira, 26, pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo de Santa Catarina (Fecomércio-SC), revela que, na comparação com o mês de janeiro, o percentual de catarinenses endividados aumentou de 84,8% para 86,9%. Na avaliação da entidade, o padrão de endividamento ainda segue positivo, com boa parte das famílias tendo condições de manter sua situação financeira controlada. O estudo avalia a parcela da renda do consumidor comprometida com contas a prazo e, ainda, suas condições e expectativas para quitar débitos em atraso. Acompanhe e baixe o relatório completo da pesquisa aqui.
Na análise por faixa de renda, é possível perceber que as famílias com rendimento inferior a 10 salários mínimos são um pouco menos endividadas (86,8%) que o grupo com renda superior a 10 mínimos (87,4%). Na categoria dos muito endividados, há maior participação das famílias com renda até 10 mínimos, de 12,5%, um ponto percentual acima dos que têm renda superior. O inverso ocorre na categoria dos pouco endividados, com 33,3% nos com renda menor, contra 40,2% nos que possuem rendimentos acima de 10 salários mínimos.
Indicador dos muito endividados ficou estável
Quando o marco de análise é o nível de endividamento das famílias, os muito endividados variaram pouco (0,3 pontos percentuais para baixo), passando de 12,8% em janeiro para 12,5% em fevereiro. Os mais ou menos endividados aumentaram e passaram de 34,6% em janeiro para 39,8% em fevereiro. Entre os poucos endividados, houve uma ligeira queda: de 37,4% registrados em janeiro para 34,8% em fevereiro. Aqueles que responderam não ter dívidas somam 13,1%, ante 15,2% em janeiro de 2013.

Cartão de crédito segue na dianteira
Já em relação aos principais tipos de endividamento, o cartão de crédito continua sendo o principal responsável, com 53,8 % das dívidas dos catarinenses. A comodidade, a grande expansão dos cartões de crédito nos últimos anos, a queda nas taxas de juros e outras facilidades deste tipo de produto financeiro são os principais motivos para sua alta participação na estrutura de endividamento dos catarinenses. Em segundo, terceiro e quarto lugares aparecem, respectivamente, os financiamentos de carros (17,3%), carnês (11,8%) e financiamento imobiliário (7,7%).

Tempo de contratação de dívidas

No que diz respeito ao tempo de comprometimento, a maioria dos catarinenses endividados tem débitos por mais de um ano (48,6%). Aqueles que têm dívidas até três meses representam 39,7%. Entre três se seis meses, são 7%. E por fim, entre seis meses e um ano são 4,5%. O tempo médio de comprometimento com dívidas ficou em 7,2 meses.
Análise Fecomércio-SC
A PEIC de fevereiro de 2013, realizada pela Fecomércio-SC a partir da pesquisa nacional feita pela Confederação Nacional do Comércio (CNC), apresentou a manutenção de um padrão positivo no endividamento familiar do catarinense. "Os consumidores prosseguem se endividando, realizando suas compras, porém de maneira que não traz crises de endividamento", avalia Mauricio Mulinari.

Leia matéria completa no site da Fecomércio-SC - www.fecomercio-sc.com.br