Comércio varejista registra 0,6% de variação em volume de vendas
Publicado em 14 Março de 2013
Comércio varejista registra 0,6% de variação em volume de vendas

O resultado da Pesquisa Mensal do Comércio (PMC) deste mês, divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) mostra que a atividade do comércio reinicia um ciclo de aumento no volume de vendas sustentado por um contínuo crescimento do emprego, da renda e da manutenção de uma política de crédito facilitado, e de taxas de juros menores historicamente.

Com a perspectiva mais otimista de crescimento da economia para este ano, a tendência é que para o comércio o ciclo positivo de vendas e receitas seja mais positivo do que foi no ano passado.

O comércio varejista registrou em janeiro uma variação de 0,6% no volume de vendas e 1,3% na receita nominal, em comparação com o mês anterior - com o ajuste sazonal.
Os resultados expressam o retorno do processo de variações positivas do volume de vendas, interrompido em dezembro, e o oitavo mês consecutivo com elevação da receita.
Na comparação com janeiro de 2012, em termos de volume, o varejo apresentou variação de 5,9%; já no quadro de referência da renda nominal, o avanço foi de 12,4%.
No acumulado dos 12 meses, o volume de vendas cresceu 8,3% e a receita nominal cresceu 12,3%.
Das 10 atividades que compõe a pesquisa, 7 têm variação positiva no volume de vendas. Em ordem de grandeza das taxas, os resultados foram os seguintes: equipamentos e material para escritório, informática e comunicação (18,5%); outros artigos de uso pessoal e doméstico (4,7%); artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos, de perfumaria e cosméticos (3,1%); hipermercados, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo (1,4%); material de construção (1,3%); combustíveis e lubrificantes (0,6%); livros, jornais, revistas e papelaria (0,5%); tecidos, vestuário e calçados (-0,4%); veículos e motos, partes e peças (-1,2%) e móveis e eletrodomésticos, com -2,6%.
O segmento com maior contribuição para a taxa global do varejo, na comparação com o ano passado, continuou sendo o hipermercados, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo (30%), que começa o ano com variação de 3,4% sobre janeiro do ano passado e no acumulado de 12 meses crescimento de 7,6%.
Já no varejo ampliado, houve crescimento de 7,1% no volume de vendas, quando comparada a janeiro de 2012. Para as receitas nominais a variação positiva foi de 10,2%. Comparando com dezembro, com ajuste sazonal, a variação do volume de vendas foi de 0,3% e da receita nominal de 1,6%.
Em Santa Catarina, o volume de vendas caiu em janeiro 0,98% na comparação com dezembro de 2012, também apresentando queda na receita nominal de 0,98%, no mesmo quadro de referência. No acumulado de 12 meses, o volume de vendas subiu 6,76% e a receita nominal 11,27%.
Na comparação entre janeiro de 2013 e janeiro de 2012, o volume de vendas subiu 3,23% e a receita nominal 11,10%.