Soluções Empresariais
Pesquisas - FECOMÉRCIO

As pesquisas efetuadas pela Fecomércio tem o intuito de mostrar ao empresário catarinense quanto às predileções, e influências a que estão sujeitos os consumidores.

Tipos de pesquisas oferecidas:

PSQUISAS ENCOMENDADA
As pesquisas contratadas são realizadas por demanda, ou seja, são solicitadas por clientes (empresas consolidadas, empresários que pretendem investir num novo negócio, instituições etc.) ou pela própria entidade, atendendo a uma necessidade específica e dinâmica.
Estas pesquisas visam suprir a necessidade de informação para os empresários do comércio e para os que querem abrir uma empresa, complementando o papel institucional da Fecomércio SC de fomentadora do comércio catarinense.
Além disso, podem auxiliar a empresa solicitante na identificação dos gostos de seus clientes e a melhor forma de atender suas necessidades. Colaboram ainda com a tomada de decisão e formulação de ações para melhorar a estrutura da empresa e beneficiar seu consumidor direto.
Para contratar entre contato por telefone ou preencha o formulário a seguir, e solicite uma visita para realização do briefing - que servirá de base para o desenvolvimento da proposta de pesquisa ideal para a sua necessidade.

PESQUISA CONJUNTURAL
A Pesquisa Conjuntural do Comércio Varejista, metodologia desenvolvida pela CNC (Confederação Nacional do Comércio), identifica as variações do comércio em três quesitos básicos faturamento, número de funcionários e folha de pagamento, nas regiões metropolitanas do Brasil.
Em Santa Catarina é aplicada em três regiões (Grande Florianópolis, Joinville e Blumenau) com previsão de início de implantação até o final do ano de 2009 nas três regiões faltantes do estado de SC (Criciúma, Chapecó e Lages). Esta pesquisa ajuda o empresário catarinense a se enquadrar em seu setor e saber da ampliação deste, o que o ajudará a determinar ações de progresso para seu negócio.
A pesquisa conjuntural do comércio visa produzir indicadores mensais que propiciem o acompanhamento e avaliação do desempenho do comércio varejista em cada uma das regiões estudadas do Estado (Florianópolis, Joinvile, Blumenau, Chapecó, Criciúma e Lajes). Além disso, proporciona um panorama geral do comércio varejista dos Estados, colaborando e participando para criação/divulgação de um Índice Nacional do Comércio, objetivo proposto pela CNC quando da criação da Pesquisa Conjuntural.
A pesquisa conjuntural se constitui num importante instrumento para os comerciantes varejistas na tomada de decisões de curto prazo, de investimentos, expansão e de planejamento estratégico.
O histórico das informações coletadas permite a formação de painéis que ajudam a identificar movimentos recorrentes, tais como: sazonalidades, ciclos de negócios e outros, cuja identificação permite um melhor planejamento econômico-financeiro do setor.

PESQUISAS SAZONAIS
As pesquisas sazonais são realizadas pelo Setor de Projetos, Pesquisa e Estatísticas da FecomércioSC que planeja e aplica pesquisas de mercado relacionadas a datas comemorativas e períodos específicos do ano expressivos para o comércio, como por exemplo,Natal, Dia das Mães e Dia dos pais, para nortear os empresários do comércio de bens, serviços e turismo do estado de Santa Catarina.
As pesquisas sazonais representam um importante instrumento de identificação e mensuração das variações no desempenho do comércio.
Estas pesquisas são realizadas primeiramente com consumidores em geral questionando-os acerca das suas intenções de compras em datas comemorativas, o resultado deste estudo ajuda os comerciantes a se prepararem com estoques e ações promocionais de marketing para melhor atender os clientes e, em conseqüência, obter maior lucro.
Posteriormente os lojistas também são consultados para análise do resultado das vendas. Esta análise permite que os comerciantes comparem seus números e confirmem seu desenvolvimento ou percebam um desencontro de valores, o que propiciará uma reformulação de sua atuação.

Principais datas pesquisadas:

• Volta às aulas;
  • Páscoa;
  • Mães;
  • Inverno;
  • Namorados;
  • Pais;
  • Crianças;
  • Natal;

• Perspectivas do consumidor para o próximo ano.

Para maiores informações entrar e contato pelo fone (48) 3229-1000 ou pelo site www.fecomercio-sc.com.br/produtos-servicos

Mais Soluções